terça-feira, 15 de março de 2022

Concurso diocesano: Ser Mais é cuidar!


Ser Mais é cuidar!


1.    Enquadramento

Inspirado no tema do Departamento Religioso do Ensino Escolar da Diocese de Guarda para o ano 2021/2022: “EMRC: Desafia-(te)… a Ser mais”, este Concurso procura fazer da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica “uma rede de relações fraternas”.

Um espaço de mostra, de partilha e união das diferentes iniciativas sócio caritativas ou gestos de cuidado pelos outros e pelo mundo realizados ou projetados em cada escola pelos alunos de EMRC, proporcionando uma reflexão espiritual e motivadora para crentes e não crentes.

Queremos acima de tudo com este Concurso, estar no meio dos interesses dos alunos de EMRC da Diocese da Guarda e tornar a sua generosidade e cuidado pelo mundo, modelos referenciais.

Propomos, então, a todos os alunos dos 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário este novo desafio: Ser Mais… é Cuidar… , é estarmos atentos uns aos outros e ao mundo que nos rodeia.

      A partir desta ideia não há limites, só criatividade!...

A pessoa humana é um ser em comunidade, interligado e comunica de muitas formas, e uma das mais expressivas é a imagem. Neste sentido, este concurso propõe-te um desafio:

   Criar várias situações que representem aspetos relacionados com o tema:

 Ser Mais é cuidar!...

A forma de o fazer, poderá ser através da expressão escrita, vídeo ou fotografia.

Põe à prova a tua criatividade e mostra que, afinal, a EMRC pode ter um olhar sempre novo... como o teu! Participa! Surpreende-nos com a tua imaginação!

  1. Objetivos do Concurso

        Promover a participação de todos os alunos de EMRC;

        Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo;

        Descobrir a importância da disciplina de EMRC na partilha de valores,

expetativas e emoções;

        Mostrar que EMRC traz Alegria e Esperança para a vida de cada um, e que a vida merece ser vivida em comunidade pela partilha e cuidado com o outro e com o mundo – “Ser Mais para os outros”;

  1. Destinatários

Podem concorrer todos os alunos que frequentam a disciplina de EMRC das escolas do ensino público, particular e cooperativo, e escola católica da Diocese da Guarda.

O concurso será dividido nos seguintes escalões:

         1º escalão — 2º ciclo;

         2º escalão — 3º ciclo;

         3º escalão — Secundário.

  1. Apresentação a concurso

Cada concorrente deverá escolher a modalidade pretendida e apresentar um só trabalho.

Assim, a partir da palavraverbo Ser, sugerimos: cuidar, unir, incluir, dar, amar, reconciliar, partilhar, como referências para trabalhar o tema.

A participação pode ser individual ou em grupo. No caso de a participação ser em grupo deverá ser indicado o nome dos participantes.

No caso em que seja identificável os rostos de pessoas, no caso das modalidades de vídeo e fotografia, só serão admitidos a concurso os trabalhos cujos professores responsáveis tenham a respetiva autorização da divulgação de imagem.

  1. Duração

O concurso decorre entre 2 de março e 22 de abril de 2022.

  1. Data de Entrega

A entrega dos trabalhos, devidamente identificados, deverá ser feita por correio eletrónico até ao dia 8 de abril de 2022, para o seguinte endereço:

departamentodeemrc.guarda@gmail.com

Os trabalhos deverão ter os seguintes elementos de identificação:

        Nome(s) do(a) aluno(a)

        Agrupamento/Escola que frequenta(m)

        Ano e turma

        Professor(a) de EMRC (nome, telefone e email)

  1. Aspetos a considerar nas três modalidades

Expressão Escrita - Deve apresentar as ideias de uma forma clara, objetiva e criativa; o texto não pode exceder uma folha A4; o tipo de letra a utilizar é o Times New Roman e o tamanho da letra, 12.

Fotografia - As fotografias devem ser originais e não apresentadas anteriormente noutros concursos.

Os autores cedem a propriedade das fotografias a concurso ao DDERE, que se reserva o direito de publicação, reprodução e utilização.

As fotografias podem ser a cores ou a preto e branco e serão sempre entregues em formato digital do tipo JPEG, com dimensão não inferior a 1200 pixels no lado maior e não superior a 3 MB.

Vídeo - deverá ter duração máxima de 2 min.


  1. Júri e Critérios de seleção

O júri é composto pela equipa do DDERE.

O júri terá em conta os seguintes critérios de apreciação:

a.  Criatividade;

b.  Concordância com o tema e com os objetivos do concurso;

c.  Originalidade;

d.  Sensibilidade estética.

  1. Divulgação do resultado

O resultado final será divulgado no decorrer do 3º período letivo, no site do DDERE e comunicado ao respetivo(a) professor(a) de EMRC.

  1.  Prémios

Será atribuído 1 (um) prémio para cada modalidade, em cada escalão.

  1. Disposições finais

A participação neste concurso implica a aceitação do presente regulamento. Qualquer situação omissa, será resolvida pelo Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da Guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário