sexta-feira, 10 de junho de 2022

Carta aos Pais e Encarregados de Educação


 Caros Pais e/ou Encarregados de Educação


A Educação Moral e Religiosa Católica é uma disciplina que contribui para a Formação Integral dos alunos, acolhe e educa todas as dimensões da Pessoa. 

É de oferta obrigatória e de frequência facultativa desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, incluindo o ensino profissional, de acordo com o Decreto-Lei nº 55/2018. 

A Educação deve assumir, como fatores decisivos, na formação integral das crianças, adolescentes e jovens, o saber olhar e interpretar as realidades humanas, o equacionar as respostas, dar voz aos argumentos e opções de vida com base na perspetiva ético-moral, configurada nos valores do amor, da paz, da justiça, da solidariedade, da sustentabilidade e da ecologia integral. 

O diálogo permanente com os outros saberes, a educação no sentido da abertura e no encontro com o outro, com o transcendente, (na procura de Deus) bem como a compreensão da dimensão cultural e plural do fenómeno religioso, constituem  propostas fundamentais para que o percurso educativo seja esclarecedor e pautado por matrizes capazes de construir projetos de vida com sentido. 

Sonhar com um Mundo melhor, redescobrir a beleza de um humanismo inspirado no Evangelho, construir pontes de fraternidade, transformar as realidades com ações concretas e projetar o futuro são um imperativo e um sonho  partilhado por todos. Construir um futuro desafiante, com esperança, respeitando a liberdade e interpelando cada aluno(a), numa perspetiva de realização pessoal e social, usando a mente, o coração e as mãos para a edificação da Casa Comum.

A aula de Educação Moral e Religiosa Católica será, assim, um valioso contributo no crescimento, na consolidação da personalidade dos(as) alunos(as) e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna! 







                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário